Contato

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Conheça as ações do prefeito tucano para privatizar o sistema de Saúde em Caçador/SC

No final do ano passado, o prefeito de Caçador, que na época era presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Saulo Sperotto (PSDB), tentou aprovar uma lei com o objetivo de permitir que as áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte fossem geridas por Organizações Sociais. Como um bom “tucano” o prefeito Saulo Sperotto tentou buscar apoio junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) com o objetivo de buscar solução para a saúde pública municipal. De acordo com a área técnica da Federação as questões de saúde, como a ambulância-terapia, a contratação de médicos e o Programa Saúde da Família, dificultam a administração e a gestão dos recursos municipais.

Entretanto, o prefeito não esperava a mobilização que ocorrida na cidade de Caçador e região, onde os sindicatos, parlamentares e associação de moradores se uniram para combater a proposta do prefeito. O prefeito também não contava com o desfecho de uma ação que corria junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), em que Sperotto era acusado por abuso de poder econômico durante as eleições de 2008.

Sperotto foi caçado pelo TRE neste ano e mesmo assim, no mês de maio de 2011, foi premiado pelo governador Raimundo Colombo, sendo nomeado para exercer os cargos de presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e como conselheiro do Conselho Administrativo da Campanha Catarinense de Água e Saneamento (Casan). O vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), disse não entender a perda do mandato com um impedimento à indicação do ex-prefeito para a Jucesc. Foi uma decisão política do governo atendendo a um pedido do PSDB.

Em entrevista para o jornal Diário Catarinense, edição do dia 25 de maio, sem demonstrar qualquer vergonha Sperotto disse que tanto sua indicação para a Jucesc, como para conselheiro da Casan, tiveram como base sua experiência como prefeito e presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Ele também afirma não temer as críticas a sua indicação ao Conselho da Casan, por ter entrado com uma ação contra a empresa, na época em que era prefeito.

À frente da Prefeitura de Caçador, Sperotto acionou judicialmente a Casan para tentar municipalizar o serviço de abastecimento de água. A investida do tucano quando prefeito de Caçador foi movida para romper o contrato com a Casan para municipalizar os serviços e depois certamente privatizar. De acordo com Sperotto, é justamente a experiência de quem já esteve do outro lado do balcão que lhe credencia para a nova função. Da pra saber que na condição do conselheiro da Casan, Sperotto iria continuar atuando para privatizar os serviços públicos. Como diria o ditado: Colocaram a rapousa para cuidar dos ovos.

(fonte: DC/Sintespe/Caçador Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...