Contato

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

HC do Paraná não aceita a tercerização dos serviços

hu_ufpr
Bem Paraná

O Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, ontem, uma resolução contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada para gerir os hospitais universitários do País. A decisão foi tomada durante reunião do Coun. A sala do Conselho estava repleta de servidores, professores e alunos e a decisão foi comemorada.
 
“O assunto está gerando insegurança entre os servidores, por isso trouxemos para o Coun”, destacou o reitor Zaki Akel Sobrinho. O próprio reitor comentou, conforem matéria no site da UFPR, que “a adesão total (ao Ebserh) não é interessante porque fere a autonomia da universidade”. O próximo desafio, ainda conforme o reitor, é encontrar uma nova metodologia com o Governo Federal por meio dos Ministérios da Saúde e da Educação e com o apoio dos ministros paranaenses e da bancada federal. Até hoje apenas 17 hospitais das 49 universidades federais aderiram à Ebserh.

Em abril de 2011, o Coun já havia elaborado um manifesto contra a medida provisória que criava a Ebserh, aprovando uma moção de repudio à medida e pedindo a retirada da tramitação no Congresso Nacional. Entretanto, no mesmo ano, a medida virou lei. O Conselho resolveu tornar pública a posição contrária à adesão integral ou parcial do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR à Ebserh.
A intenção do governo ao criar a Ebserh era que ela se torne uma administradora dos hospitais, facilitando contratações pela CLT, compra de insumos entre outros. Mas para a maioria da comunidade universitária, a estatal também acabaria total ou parcialmente com a autonomia da universidade sobre os hospitais, afetando o ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...