Contato

segunda-feira, 25 de março de 2013

Veja como foi: Reunião do Comitê em Defesa do HU-UFJF com o Reitor



Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 24/03/2013


O Comitê em Defesa do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), com membros das trẽs entidades representativas da UFJF (Apes, DCE e Sintufejuf) entre diversos outros professores, técnicos administrativos e estudantes esteve reunido agora pela manhã com o Reitor Henrique Duque.

O Reitor anunciou que vai seguir a sugestão do Comitê e convidar os deputados federais Júlio Delgado, Marcus Pestana e Margarida Salomão para uma reunião, com a nossa participação. Os três deputados já foram acionados pelo Comitê e se propuseram a contribuir com a resolução da crise política do HU-UFJF.

A deputada Margarida está solicitando agenda com o Ministro da Educação Aloísio Mercadante pra cobrar uma solução para o impasse.

O deputado Marcus Pestana incluiu a questão do HU-UFJF na pauta da reunião que a Comissão de Seguridade e Saúde da Câmara dos Deputados terá com o Ministro da Saúde Alexandre Padilha no dia 03 de abril.


O deputado Júlio Delgado encaminhou ao MEC (Ministério da Educação), ofício cobrando respostas sobre a liberação dos recursos bloqueados do hospital.

É preciso ficar claro que apenas quatro universidades assinaram até o momento contrato de gestão com a EBSERH, sendo que duas delas (UnB e UFTM) já sofrem questionamentos judiciais por parte do Ministério Público Federal.

Também é necessário dizer que a crise atual não é consequência da não adesão, mas da retaliação por parte do Governo Federal, à uma escolha democrática (plebiscito) que a comunidade acadêmica fez e tem embasamento legal e legítimo pra fazer.

A adesão à Ebserh é opcional e a UFJF definiu seu método de decisão quando o Conselho Diretor do HU organizou a consulta pública (plebiscito) nos mesmos moldes da eleição pra Direção do Hospital Universitário.

O que defendemos é que o Reitor respeite a decisão democrática e defenda o resultado do plebiscito na reunião do Conselho Superior que será agendada, segundo ele, após a reunião com os deputados federais.

Não vamos nos esquecer que as eleições democráticas e a existência de órgãos colegiados na UFJF são conquistas históricas dos movimentos organizados. Quem estão propondo passar por cima de um plebiscito com quase 1.000 (mil) participantes que disse um sonoro NÃO de mais de 80% ao modelo Ebserh - sugerindo um golpe em nossa democracia interna duramente conquistada.

O Reitor com sua autoridade política de quem foi eleito e reeleito pela comunidade acadêmica da UFJF (também por meio de consulta pública), precisa e tem a responsabilidade de liderar a resistência à tentativa de imposição por parte do Governo Federal da privatização do HU.

Se fizer isso, poderá contar com o Comitê em Defesa do HU! Se optar por ceder a chantagem e ignorar todas as consequências negativas já exaustivamente demonstradas de um contrato com esta empresa, não!

*Enviado pelo próprio Comitê em Defesa do HU-UFJF
**Publicado no blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde em 24/03/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...