Governo do Estado estuda modelo de privatização que deu certo em Itajaí
Aline Torres @alinetorres_ND Florianópolis |
Marco Santiago/ND
Fios expostos mostram a falta de manutenção no Terminal Rita Maria
Florianópolis — O Terminal Rodoviário Rita Maria
pode ser privatizado. Nesta sexta, pela primeira vez, o secretário
estadual da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, falou sobre o assunto. O
Estado já privatizou a rodoviária de Itajaí, que serve de modelo, com a
estrutura revitalizada e taxa de embarque de R$ 4,18. Em Florianópolis, a
taxa é R$ 1,90, mas esse dinheiro não é investido em melhorias do
terminal. “É uma ideia que tem força nas discussões do governo, mas deve
ser feita sem atropelo, com base em estudos e avaliações. No meu
entendimento o Estado deveria receber pela concessão de uso do terminal,
como em Itajaí, que foi privatizado e deu certo, e não pagar pela
gestão”, disse.
O Rita Maria, que custa R$ 3,6 milhões anuais aos cofres de Santa
Catarina, é administrado pelo Deter (Departamento de Transportes e
Terminais), desde sua inauguração, em 1981, e completará no dia 7 de
setembro 31 anos sem nenhuma reforma, mas com risco de desabamento do
telhado, notificações da Defesa Civil, laudo do Corpo de Bombeiros e com
uma ação civil pública ajuizada pelo MPSC (Ministério Público de Santa
Catarina) e pedido de uma liminar ao judiciário.
Cobalchini relatou que enquanto a ideia da privatização está “em
maturação”, foi encomendado um projeto para reforma do telhado. O Deter,
embora responsável por custear as despesas, se antecipa ao relatar que
não tem receita. “Em 2011, arrecadamos cerca de R$ 5,5 milhões, depois
das contas quitadas sobraram R$ 170 mil”, diz o diretor administrativo
Neri Francisco Garcia.
Mas os prejuízos podem se agigantar, caso seja deferido o pedido de
liminar do promotor Daniel Paladino, no qual solicita que Deter e Estado
executem as obras de revitalização do Rita Maria em 180 dias, sob pena
de multa diária de R$ 10 mil.
Terminal é essencial para o turismo
Não está descriminado o número de turistas entre os passageiros que
embarcam e desembarcam no Terminal Rita Maria. Em 2011, 2,368 milhões de
passageiros usaram o serviço, pagando taxa de embarque de R$ 1,90. São
idas e vindas intermunicipais, interestaduais e internacionais. Nesse
ano, o fluxo foi de 69.202 ônibus e 1.290.243 passageiros.
Mesmo sem dados, o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte,
Valdir Walendowsky, esclarece que “o Terminal Rita Maria é fundamental
para Santa Catarina, onde o turismo é principalmente rodoviário”.
Estanislau Emílio Bresolin, presidente da Federação de Hotéis,
Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, também
salienta a importância do terminal para o turismo, porém com algumas
queixas. “Quando foi inaugurado, o terminal serviu de modelo para o
Estado, agora está todo depredado”, disse.
Publicado em 28/07-13:12 por:
Aline Torres.
Atualizado em 08/08-10:13
Atualizado em 08/08-10:13
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